• Fontana

O que é a Depressão? E como trata-la?


"O Ayurveda recomenda observar as emoções com imparcialidade e depois deixá-las ir, para que se dissipem. Quando as emoções sāo reprimidas, essa repressão causará distúrbios na mente e no funcionamento do corpo." A Ayurveda pode ser uma das soluções para a depressão, que é um dos grandes males do mundo moderno, atingindo um número assombroso de pessoas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 322 milhões de pessoas sofrem de alguma forma e grau de depressão atualmente.

Estes dados se referem a informações coletadas apenas até 2015. Entretanto, dentro de um período de 10 anos, de 2005 a 2015, houve um aumento de mais de 18% nos casos de depressão em todo o mundo, especialmente nos grandes centros urbanos.

No Ayurveda entendemos que saúde é ordem; doença é desordem. Dentro do corpo há uma constante interação entre ordem e desordem. O ambiente interno do corpo está constantemente em reação ao ambiente externo. A desordem ocorre quando há desequilíbrio entre ambos.

Os desequilíbrios do corpo e da mente são responsáveis pela dor e mágoa físicas e psicológicas. O desequilíbrio causador da doença pode originar-se na consciência sob a forma de alguma percepção negativa e depois manifestar-se na mente, onde a semente da doença pode repousar no subconsciente mais profundo, na forma de raiva, medo ou apego.