top of page

Como tratar Sinosite com a Ayurveda


A sinusite é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face. Normalmente, essa parte está cheia de ar, mas quando os seios da face ficam obstruídos e cheios de líquido, os germes (bactérias, vírus e fungos) podem crescer e causar uma infecção. Uma infecção sinusal pode causar dor de cabeça ou pressão nos olhos, nariz, região da bochecha ou em um dos lados da cabeça.

Uma pessoa com uma sinusite também pode ter tosse, febre, mau hálito e congestão nasal com secreções nasais espessas. As condições que podem causar o bloqueio dos seios da face e incluem o resfriado comum, rinite alérgica (inchaço do revestimento do nariz), pólipos nasais (pequenos crescimentos no revestimento do nariz) ou um desvio de septo (um deslocamento na cavidade nasal).

Gestão na Ayurveda, essa condição pode ser correlacionada com Dushta Pratishyaya, onde o principal dosha afetado é Kapha.

Ele se agrava e vicia o Prana Vata (um sub-tipo de Vata), que está presente principalmente no trato respiratório. A abordagem ayurvédica para o tratamento da sinusite é multifacetada e pode envolver uma combinação de processos de desintoxicação através de Panchakarma, medicamentos orais, modificações dietéticas e estilo de vida.

Terapias como Nasya, Lepanam, Thalam, Vamanam, Shirodhara são comumente praticadas dependendo da predominância e severidade do dosha. Nasya Karma ou Nasyam é uma das cinco terapias de desintoxicação mencionadas na Ayurveda, altamente bem-sucedidas no tratamento da sinusite. É um processo no qual óleo ou pó medicado ou suco fresco é administrado através das narinas para limpar o Kapha acumulado. Recorrência também pode ser evitada. A duração média da terapia é de cerca de 1 a 3 semanas.


841 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page