top of page
  • Foto do escritorFontana

O que é a Depressão? E como trata-la?


"O Ayurveda recomenda observar as emoções com imparcialidade e depois deixá-las ir, para que se dissipem. Quando as emoções sāo reprimidas, essa repressão causará distúrbios na mente e no funcionamento do corpo." A Ayurveda pode ser uma das soluções para a depressão, que é um dos grandes males do mundo moderno, atingindo um número assombroso de pessoas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 322 milhões de pessoas sofrem de alguma forma e grau de depressão atualmente.

Estes dados se referem a informações coletadas apenas até 2015. Entretanto, dentro de um período de 10 anos, de 2005 a 2015, houve um aumento de mais de 18% nos casos de depressão em todo o mundo, especialmente nos grandes centros urbanos.

No Ayurveda entendemos que saúde é ordem; doença é desordem. Dentro do corpo há uma constante interação entre ordem e desordem. O ambiente interno do corpo está constantemente em reação ao ambiente externo. A desordem ocorre quando há desequilíbrio entre ambos.

Os desequilíbrios do corpo e da mente são responsáveis pela dor e mágoa físicas e psicológicas. O desequilíbrio causador da doença pode originar-se na consciência sob a forma de alguma percepção negativa e depois manifestar-se na mente, onde a semente da doença pode repousar no subconsciente mais profundo, na forma de raiva, medo ou apego.

Há uma variedade de técnicas usadas no Ayurveda para efetivamente elevar o estado mental de uma pessoa. Através desta ciência, os métodos para o tratamento da depressão são completamente livres de efeitos secundários ao mesmo tempo que a recorrência da depressão aos níveis anteriores também é rara na cura de depressão.

Os principais requisitos de tratamento ayurvédico para cura desta patologia, incluem: meditação, massagem, disciplina na alimentação e respetivos horários, evitando comer frequentemente alimentos pesados, como por ex. carne; ingerir mais frutas e muita água; dormir e acordar cedo, fazer exercício, mesmo que seja caminhar, colocando o corpo num estado ativo e equilibrado.

De acordo com o Ayurveda um desequilíbrio dos três doshas (vata, pitta e kapha) de tridosha e a ignorância geral sobre nós próprios contribuem para um estado deprimido.

Como a Ayurveda pode atuar no combate a depressão? É possível adiantar que, de um modo geral, a Ayurveda aconselha uma série de ajustes na dieta de um indivíduo, juntamente com práticas como a ioga, que limpa e fortalece a mente. A depressão pode resultar de uma combinação de vários desequilíbrios internos e circunstâncias externas; por conta disso ela é referida em estudos de Ayurveda como mano avastha, onde a principal causa são desequilíbrios em energias psíquicas, que são sattva, rajas e tamas.

Essas energias psíquicas são apoiadas por energias físicas, denominados doshas principais da Ayurveda – são eles o vata, pitta e kapha. O desequilíbrio destas energias físicas suporta também o que ocorre nas energias psíquicas e leva a desequilíbrios mentais como a depressão. Segundo estudiosos, a depressão geralmente indica que principalmente a energia sattva está reduzida, havendo ainda um agravamento de energias rajasica e tamasica.

Eles também citam que, analisando o espectro físico, a depressão é um desequilíbrio predominante do dosha kapha, sendo que vata e pitta também podem ficar fora de equilíbrio pela exposição aos seus fatores etiológicos, que influenciam os sistemas neuro-hormonais. Estes sistemas são formados por hormônios liberados por células neuroendócrinas; tais células estão no cérebro, medula espinhal e coração.

Entre as soluções apresentadas para combater a depressão estão alguns ensinamentos alimentares da Ayurveda. Dentro desse sistema alimentar que visa melhorar a saúde e a condição humana, existem alimentos que são recomendados, ou muito recomendados, especificamente para combater estados depressivos – inclusive os levados pelo excesso do dosha kapha. Vamos listar aqui alguns dos alimentos os quais devem ser consumidos. Para facilitar, eles serão agrupados em frutas, legumes, grãos, lácteos, legumes, oleaginosos, adoçantes, especiarias e ervas.

Frutas: Maçãs, damascos, amoras, cerejas, mangas, pêssegos, ameixas e passas.

Grãos: Cevada, o milho e a variação conhecida como milhete, milho-miúdo, milho-alvo ou painço.

Lácteos: Para os lácteos, as formas de Ghee estão aprovadas. A Ghee de coco é uma ótima opção caso nunca tenha usado nenhuma. O leite de cabra é liberado, porém não é incentivado e deve ser consumido com moderação.

Legumes: Nos legumes não há dificuldades e é possível que muitos já os tenham em seu cardápio; estamos falando do grão de bico, das lentilhas verdes e das lentilhas vermelhas.

Gostaram do conteúdo? Iremos nos aprofundar mais em um novo post chamado: “Seis Sabores da Alimentação Ayurvédica”, aguardem!

Um beijo!


150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page