top of page
  • Foto do escritorFontana

Seis sabores da Alimentação Ayurvédica


No Ayurveda são observados seis sabores ou paladares: doce, azedo,

salgado, picante, amargo, adstringente e são definidos a partir dos cinco elementos da natureza.

Deve-se experimentar todos os sabores numa mesma refeição, em maior ou menor quantidade de acordo com o tipo constitutivo de cada um, para que o organismo sintonize todos os elementos.

Os doces compõem-se a partir de Terra e Água e deve ser ingerido primeiro, pois cria uma camada de muco que protege o estômago das secreções ácidas que necessárias no processo digestório. O ácido contém Terra e Fogo, o salgado Água e Fogo, o picante Fogo e Ar, o amargo Ar e Éter e o adstringente Ar e Terra. Trigo, arroz e leite são exemplos de sabor doce; iogurte, queijo e uvas verdes de sabor ácido; sal de pedra, sal marinho e algas de sabor salgado; cebola, gengibre e alho de sabor picante; ruibarbo, raiz de açafrão e raiz de genciana de sabor amargo; banana verde, romã e maçã de sabor adstringente. DOCE: Os alimentos doces produzem contentamento e prazer, acalmando Pitta e Vata, porém agravando Kapha. Quais são os alimentos doces segundo a Alimentação Ayurvedica? Açucar, mel, leite, creme de leite, arroz, trigo, manteiga, óleos, alguns grãos (a maioria na verdade), entre outros! AZEDO: Os alimentos azedos ou ácidos despertam a mente e os sentidos, acalmando o Vata, mas agravando Pitta e Kapha. Quais são os alimentos azedos segundo a Alimentação Ayurvedica?! Limão, Abacaxi, acerola, ameixa, laranja, entre muitas outras, queijo e iorgute (devido á fermentação, tomate vinagre, entre outros! SALGADO: Os alimentos salgados acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalma o Vata, mas agrava o Pitta e o Kapha. Quais são os alimentos salgados segundo a Alimentação Ayurvedica?! Todos aqueles que possuem sal! PICANTE: Os alimentos picantes abrem a mente e os sentidos, acalmando o Kapha porem agravando Vata e Pitta. Quais são os alimentos picantes segundo a Alimentação Ayurvedica?! Pimentas e temperos em geral, ou seja, alho, cebola, gengibre, rabanete... Entre outros! AMARGO: Os alimentos amargos clareiam os sentidos e as emoções, acalmando o Pitta e Kapha, mas agravando Vata. Quais são os alimentos amargos segundo a Alimentação Ayurvedica?! Verduras amargas, como chicória, rúcula, almeirão, entre outras, espinafre, ervas amargas, entre outros! ADSTRINGENTE: Os alimentos adstringentes acalmam a mente que está nervosa, clareiam os sentidos e as emoções, e removem a letargia, acalmando Pitta e Kapha, porem agravando Vata. Quais são os alimentos adstringentes segundo a Alimentação Ayurvedica?! Feijões, lentilhas, maçã, pêra, repolho, brócolis, couve-flor, batatas, entre outros!

Que vocês tenha um 2019 de muita paz e prosperidade, que olhemos 2018 como um ano de muito aprendizado e reflexão para esse novo ciclo que logo se iniciará. Espero que vocês continuem nos acompanhando, é um prazer dividir conhecimento com vocês! Um beijo!


633 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page