top of page
  • Foto do escritorFontana

O que significa “Namastê”?


Como é uma palavra em sânscrito, poucas pessoas conhecem seus belos três significados, não sabia disso? Pois agora se prepare para eles:

Namastê é uma palavra composta. O termo “nama” significa saudação ou reverência e etimologicamente vem do “nam”, que quer dizer prostrar ou inclinar. O sufixo “te” é um pronome pessoal que significa “a você”. Então, se juntarmos os significados, descobrimos que namastê quer dizer algo como “eu o saúdo” ou “eu o reverencio”. No entanto, ela pode ter outros significados.

Além do aspecto estritamente semântico da palavra namastê, o aspecto filosófico e espiritual que vem do sânscrito dá um significado mais profundo a essa palavra. Por exemplo, o termo “nama” pode ser interpretado como “nada é meu”, o que significa que meu ego está reduzido a nada, conotando uma atitude de humildade diante do outro. Se essa saudação for de coração, se estabelece uma conexão verdadeira entre as pessoas, acima das expectativas e das máscaras sociais.

Outro significado espiritual dessa multifacetada palavra está na crença de que existe uma centelha divina em cada pessoa. Então, quando a palavra namastê é acompanhada por um gesto ou mudra, com as mãos juntas e uma inclinação de cabeça, estamos reconhecendo essa centelha divina em nós e no outro. Se nos expressássemos em palavras, seria algo como: “o Deus que habita o meu interior reconhece o Deus que habita em você”.

A partir de agora, quando ouvir ou falar a palavra namastê, lembre-se que, de acordo com essa cultura antiga, você está participando conscientemente do processo de evolução espiritual que essa palavra estimula.

269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page