top of page

Como controlar a ansiedade?


Na saúde mental, geralmente a Ayurveda designa o agravamento de Vata marcado pela ansiedade; quando kapha é quem está em desequilíbrio, surge a depressão; e por fim, o agravamento de Pitta resulta em raiva.

Uma vez que a ansiedade é um dos males mais intensos e devastadores do mundo moderno, alguns breves e simples passos da Ayurveda podem auxilia-lo a restaurar a paz interior e assim obter relaxamento e equilíbrio do Vata. Para isso, deixamos 3 dicas superbacanas para te ajudar:

1º Lembre-se sempre que o frio agrava Vata, e o quente, a pacifica. Diante disso, tome um copo de leite quente com mel e açafrão. Coloque uma garrafa de água quente sobre seus pés ou tome um banho quente. Todos esses métodos são úteis para fazer à noite, antes de dormir, com a finalidade de ajudá-lo a dormir, equilibrando o Vata e reduzindo os níveis ansiosos.

2º Respire! Levar um tempo diariamente para respirar pode ajuda-lo a equilibrar o seu sistema nervoso. E a respiração utilizada no yoga será uma grande aliada. Para começar, pode exercitar com a respiração das narinas alternadas, ou Nadi Shodan Pranayama. Para isso, sente-se confortavelmente com a coluna ereta; posicione a ponta dos dedos indicador e dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas; os dedos anelar e mínimo devem estar sobre a narina esquerda; e o polegar na narina direita.

Agora, alterne os dedos, tampando uma narina enquanto respira e inspira calmamente pela outra. Repita esse ciclo por, no mínimo, nove vezes, até que se acalme completamente.

3º O movimento de curvar-se para frente ameniza a ansiedade. Por isso, sente-se sobre os seus joelhos e curve-se para a frente, olhando para o chão. Posicione seus braços para trás, com a palma das mãos para cima, como se tentasse tocar os pés. Segure essa posição o maior tempo que conseguir enquanto procura pacificar o Vata.

4º Agende uma consulta de Ayurveda! Com toda certeza poderemos tratar sua ansiedade!

Namaste

Whatsapp: 011 9 9292-3520

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page