top of page

Cromoterapia: o que é? quais os benefícios?

Atualizado: 9 de nov. de 2022



O QUE É?

A cromoterapia funciona como uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural. Ou seja, cada cor tem um função específica para a terapia funcionar, atuando em um Chakra, ou algum órgão do corpo.


Alguns estudos mostram que a Cromoterapia pode ter suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava as cores aos Chakras.


Segundo essa terapia, temos 7 pontos espirituais no nosso corpo, localizados ao longo da coluna, chamados de chakra, e cada um corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor.


QUAIS OS CHAKRAS?

Vermelho faz parte do Chakra da Raiz ou Básico, que pertencem aos rins, bexiga e espinal-medula.

Laranja é o Chakra do Sacro ou Sexual, pertencente aos órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.

Amarelo faz ligação ao Chakra do Plexo Solar, sendo eles o baço, fígado, estômago, vesícula biliar.

Verde é o Chakra do Coração ou Cardíaco, o que pertence ao coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.

Azul é o Chakra da Garganta ou Laríngeo, fazendo ligação com a garganta e pulmões.

Índigo faz ligação com o Chakra do Terceiro Olho ou Frontal, que pertence ao sistema nervoso.

Violeta é o Chakra da Coroa ou Coronal, ligados ao cérebro superior e olho direito.


COMO FUNCIONA?

A Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. Você é exposto à luz e às cores que se transformam em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro interpretando de forma específica.


A terapia é feita através de aparelhos que emitem luz de diferentes cores, sendo que essa luz pode ser emitida diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a luz dentro de uma sala fechada, podendo estar deitada ou sentada.


A escolha da dor depende da indicação do terapeuta, mas as cores mais utilizadas são vermelho, laranja e amarelo. Essas cores podem ser classificadas como quentes, que são estimulantes.


Cada cor atrai um tipo de energia fundamental para o funcionamento de nosso organismo. O ideal é que cada emoção ou parte do corpo seja trabalhada com um tipo específico de cor, de acordo com a necessidade de cada uma. Assim, tanto o aspecto emocional quanto a parte física podem sair do desequilíbrio e voltar a funcionar de maneira natural.


BENEFÍCIOS

Existem diversos problemas de saúde que se podem aplicar a cromoterapia para auxílio do tratamento, como febre, insônia, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares e cardíacas. Essa terapia, no entanto, deve ser usada como prática complementar, não devendo substituir o tratamento convencional indicado pelo médico.


Além de tratar sintomas, é possível também utilizar a cromoterapia para a melhora do bem-estar físico e mental, diminuição do cansaço físico e estimulação do Sistema Nervoso Central. Ela também é indicada para complementar outras terapias, como Aromaterapia, Hidroterapia, Reiki, Feng Shui, Radiestesia, Essências Florais e a Cristaloterapia, podendo potencializar os efeitos e resultados na saúde do paciente.


QUAIS AS CORES?


VERMELHO- Tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Como ela é a cor mais poderosa, é preciso utilizá-la com precaução.

LARANJA- Tem um efeito alegre e anti-depressivo, revitaliza e rejuvenesce.

AMARELO- Contém energias positivas e inspiradoras, estimula a atividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o otimismo.

VERDE- Promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito.

AZUL- É considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo, estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.

ANIL- Ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.

VIOLETA- Provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima.

Oferecemos:

• Consulta de Ayurveda

• Curso de Formação em Terapeuta Ayurveda

• Aulas de Yoga online e ao vivo pelo zoom

• Workshops e Retiros.

+ Infos pelo nosso Whatsapp: 11 9 9292-3520

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page