top of page

Porque ficamos doentes? Como a Ayurveda pode ajudar?


Você já se perguntou porque as pessoas ficam doentes? Já observou como nos dias de hoje as pessoas parecem ficar mais doentes do que antigamente? Mesmo com os avanços da medicina?

Será que a Medicina avança para realmente nos ajudar, para nos prevenir de doenças e curas efetivas ou simplesmente nos manipula para faturar mais e mais?

Atacar a Medicina Ocidental, da qual estamos acostumados, pode não ser tão justo, inclusive entendo que a Medicina de qualquer lugar do mundo tem como princípio ajudar, curar e nos prevenir de doenças SIM, mas a questão é: Será que os atuais médicos, hospitais e sistema de saúde em geral estão preparados e alinhados com seus princípios e ética da profissão?

Nosso sistema capitalista ainda é o modelo econômico mais justo do planeta, pois leva em consideração a meritocracia, o ganho pelo esforço e rendimento, mas quando falamos em ganhar dinheiro nosso sistema não mede consequências e tão pouco sabe controlar e fiscalizar os desvios de ética.

Com isso, podemos observar claramente que não só no sistema público, mas também nos segmentos privados há muita corrupção e desconexão com a ética e ideal do bem coletivo, tudo pelo Lucro.

Quero lhe ajudar a ter consciência que nosso sistema é falho nesse sentido e infelizmente permite que os mais poderosos nos manipulem, eles fazem uma lavagem cerebral em todos nós. Vivemos desde a infância vendo televisão e sendo impactados o dia inteiro por propagandas e situações que nos educam de forma que perdemos nossa conexão com o conhecimento nobre das coisas, perdemos conexão com nosso corpo e nossa mente.

Aprendemos inconscientemente que comer demais é sinonimo de felicidade, que carne é fundamental e necessária para obtenção de proteínas, que viver no luxo é sinônimo de felicidade e PODER, que trabalhar numa multinacional em um cargo de destaque e ganhando bem é o máximo e gera muita felicidade, mesmo sendo um trabalho que odeia e que te deixa longe da família e de todos seus princípios. Que comer enlatado, alimentos processados e com agrotoxico é prático e ganhamos tempo com isso.

Aprendemos tudo que é errado e aprendemos a adquirir facilmente doenças como stress, ansiedade, hipertensão, diabetes, todos os tipos de dores e doenças das mais variadas. Aprendemos a morrer mais rápido e desperdiçar nosso precioso tempo aqui na Terra. Mas, aprendemos a dar muito lucro para essas empresas que nos manipulam, sem piedade.

A Indústria farmaceútica, em geral, e especialmente no Brasil, está mais contaminada que o Congresso Nacional, entendam isso e estejam alertas. É a 2ª maior Indústria do Mundo, movimentando Bilhões e Bilhões de dolares. Observem quantas farmácias abrem a cada esquina, e.... Todas lotadas. Mesmo os medicamentos sendo super caros.

Você conhece alguém que não toma remédio? Raridade hoje em dia analisando pessoas de grandes metropoles acima de 30 anos. Todos viciados e sem consciência da vida que levam e do que praticam e consomem. Somos todos marionetes do sistema.

Mas,... marionetes porque queremos e aceitados a essa condição, porque a felicidade pra você ainda está no meio que você vive e não dentro de você. Nesse sentido é hilário observar que somos o animal mais inteligente. Eu ainda prefiro a inteligência de uma lesma, que não se deixa manipular pelo sistema, ou então expando minha consciência, estudo e procuro entender melhor o mundo que vivo e o que de fato me trás saúde e felicidade.

Entenda que as redeas da sua vida estão em suas mãos e você não é obrigado(a) a seguir o que os outros lhe impoem. É difícil? eu sei. Mas, estamos na era do conhecimento compartilhado, é possível nos informar corretamente e sermos críticos com as informações que nos chega.

Pra mim o lema da Indústria Farmacéutica é: "Um paciente curado é menos um paciente"

Eles não querem te ver bem e curado, querem que você realmente se vicie, se torne dependente de remédios que geram lucros bilionários. Querem que um remédio esconda um sintoma já gerando outro, que é isso que acontece quando consome qualquer remédio na farmácia.

Longe de mim dizer para ignorar um bom médico e seus medicamentos. Mas, gostaria que fosse crítico(a) ao consumi-los, e principalmente não tomar remédios aleatoriamente e como se fosse a melhor solução a se fazer para ser feliz e estar com saúde.

Em geral, nascemos com muita saúde e vitalidade. O que nos torna doentes é nos desconectarmos da nossa verdadeira natureza, que é termos tempo necessário e diário para estarmos conosco mesmos, meditar, aquietar a mente, sentir seu organismo funcionar e ouvir o que ele e sua mente estão lhe dizendo, sentir o ar que respiramos, sentir os pássaros cantando, a planta nascendo, observar o sol, a lua, as estrelas, a chuva, o sabor de uma fruta da estação, a água hidratando seu corpo, entender você inteira e completamente, entendendo com clareza suas habilidades e propósito de vida. Estar de fato conectado com você e com o universo. Trabalhar naquilo que ama, com ética e por um bem comum. Não só pelo dinheiro. As pessoas que conheço com mais dinheiro são geralmente as mais infelizes (interessante isso não?! e é verdade.)

Diante do caos atual, conflitos mundiais, quantidade excessiva de informações, pressão, crises econômicas etc... nos afastamos mais e mais de nós mesmos. Essa desconexão gera doenças, infelicidade, desconforto, mau humor e mais problemas.

Vamos acordar!!!! Vamos lembrar que podemos mudar, mas para mudar o mundo é fundamental que comece mudando a você mesmo. O mundo a sua volta é um reflexo do seu mundo interior.

Calma, não proponho que peça demissão e fique sem dinheiro para sustentar sua família, a não ser que queira muito isso e possa fazer alguma mudança radical. Mas, simplesmente proponho a você que seja mais consciente de si mesmo(a) e comece devagar, dentro do possível e dentro da rotina que tem. Mas, não é possível que não consiga praticar meditação 5 min por dia. Nem que seja enquanto toma banho, tente iniciar um planejamento de vida, entender o que de fato lhe faz feliz.

Inicie um curso que lhe dará condições de mudar futuramente de área, para aquela que te completa e lhe dá mais prazer. Planeje, pense em você, no mundo. Você é dotado de extraordinária força de saúde e vitalidade. Querendo do fundo do coração TUDO é possível.

Pare de culpar e se lamentar pelas coisas infelizes, colocando a culpa nos outros ou nas circunstâncias, você tem essa vida porque plantou isso, e porque é essa vida que merece. Quando tomar as redeas da situação e despertar verá como o dia seguinte será melhor e o sol brilhará com mais intensidade a seu favor.

Seja positivo, pensamentos positivos e ações positivas, pratique o bem, ajude a tudo e a todos sempre que puder.

Pensamentos e ações positivas atraem coisas positivas.

Você consegue pensar em tragédia e sorrir? Consegue pensar em algo positivo e ficar triste. Comece pelos seus pensamentos que irão gerar boas emoções e assim o mundo se transformará. Acredite! Eu acredito nisso e acredito em você. Vamos juntos mudar o mundo segundo a segundo pra melhor, e conte comigo, estou do seu lado.

Um abraço

Roberto Varo

Terapeuta em Ayurveda

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page