Pranayamas - exercícios respiratórios. O que são e seus benefícios.


Pranayamas são frequentemente descritos como técnicas de respiração de yoga. No entanto, enquanto eles têm grandes benefícios para melhorar a qualidade da nossa respiração, eles são muito mais do que isso ... Limpando o caminho para o prana Pranayama usa a respiração para direcionar e expandir o fluxo de prana em nossos canais de energia - os nadis.

Swami Satyananda Saraswati descreve as técnicas como:

“... o método pelo qual a força vital [prana] pode ser ativada ou regulada para ir além dos limites ou limitações normais e atingir um estado mais elevado de energia vibratória e de consciência.”

Em Coração de Yoga, Desikachar explica que, quando não estamos bem, nos sentindo deprimidos ou com falta de motivação, temos muito pouco prana dentro do corpo, por outrio lado a demais fora de nosso corpo. A razão para isso é porque o prana no corpo é forçado a sair por outra coisa, algo que não pertence a ele, o que ele chama de “lixo”.

Quando praticamos o pranayama, estamos limpando esse “lixo” do nosso corpo e permitindo que mais e mais prana esteja dentro do corpo, e não fora dele.

"Quando praticamos o pranayama, o véu é gradualmente retirado da mente e há clareza crescente. A mente se prepara para a meditação profunda" (yoga sutra 2.52).

Assim, praticando o pranayama, estamos eliminando os obstáculos em nossos corpos, permitindo que a respiração e a energia (prana) fluam livremente. Nossa respiração é melhorada, nossos corpos funcionam melhor e limpamos e acalmamos a mente.

Os exercícios respiratórios Pranayamas aumentam a nossa imunidade, melhoram nossa clareza mental, fazem um detox no corpo e na mente, nos ajudam a sermos mais focados, pacifica o Dosha Vata em desequilíbrio.

Veja outros artigos sobre os diferentes pranayamas, pois há exercício focado para cada objetivo pretendido.

Namaste!


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo